quarta-feira, 25 de abril de 2012

ESCRITA MANUAL E DIGITAL


A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA
 
 
žSem a escrita, a mente letrada não pensaria e não poderia pensar como pensa, não apenas quando se ocupa da escrita, mas normalmente, até mesmo quando está compondo seus pensamentos de forma oral.
    Mais do que qualquer outra invenção individual, a escrita  transformou a consciência humana (ONG, 1998, p.93).


terça-feira, 3 de abril de 2012

NAVEGANDO NOS SITES


A internet é uma ótima ferramenta de trabalho permitindo-nos o acesso a uma grande quantidade de informações representando assim um grande avanço nas tecnologias.
Devido ao grande avanço devemos ter cuidado nas informações que ela nos apresenta procurando sempre navegar em sites confiáveis.
Nos sites solicitados nessa unidade podemos perceber que são confiáveis além de nos permitir estar em contato com os acontecimentos do dia-a-dia tendo acessando noticias do mundo todo em tempo real.
Como a facilidade em estar em contato com as informações é grande precisamos ter cuidado e selecionar as que tem importância significativa para a aprendizagem do aluno. Podendo assim trabalhar diversos temas em sala de aula. Alem de ter uma aula diferente possibilitando assim um desafio tanto para o aluno quanto para o professor.

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO


As tecnologias estão por toda parte e cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Para tanto pensamos que precisamos sim usar essas tecnologias nas escolas. Tanto professor como aluno devem estar atentos as transformações tecnológicas. Pois, precisamos prepará-los não somente para o mercado de trabalho, mas, principalmente para serem cidadãs de direitos.
Nesses termos não podemos deixar de usufruir das tecnologias da informação e comunicação. Na realidade de nossa escola muitos pais não veem a necessidade de se trabalhar com as TICs porque falam que para trabalhar na agricultura não precisa de tanto conhecimento, é claro que essa visão não condiz com nossa realidade. Podemos perceber que nem sempre conseguimos acompanhar as transformações no que se refere as tecnologias uma vez que as informações são inúmeras confundindo assim muitas vezes a nossa cabeça.
As novas invenções solucionaram muitos problemas de nosso dia a dia, mas, não conseguiram sanar os problemas da fome, desemprego, crises, incertezas e outros que nos rodeiam. E para tentar mudar essa realidade que não é de responsabilidade somente da educação e sim principalmente de nossas políticas públicas, precisamos trabalhar na formação cidadãs críticos capazes de mudar o meio em que vivemos.
Como educadores devemos saber como usar essa ferramenta sempre aliada ao diálogo e as disciplinas. Em nossa escola não temos a disciplina de informática, mas, no ano de 2011 havia laboratório de informática onde os alunos orientados pelo professor de informática e professores das disciplinas utilizavam para fazer pesquisas, jogar jogos educativos conforme a necessidade bem como para acompanhar os acontecimentos diários. Os alunos adoravam, pois, podiam ir alem dos livros e da sala de aula com as pesquisas efetuadas. Nesse ano percebeu-se uma melhora na reflexão, criatividade e interpretação.
Nesse ano de 2012 não sei por que motivo nossa escola está sem professor de informática e os alunos já estão sentindo falta, já que a maioria não dispõe de outro acesso a certas tecnologias a não ser na escola. Frente a tudo isso precisamos alem de permitir a criança entrar em contato com as TICs precisamos alertá-los para os conteúdos bons e ruins que a mídia nos disponibiliza.
Alem de ficar sempre atentos aos programas acessados e a quantidade de tempo que permanecem neles, pois o descuido e a falta de limites podem causar sérios danos ao aluno. As novas tecnologias se souber usar pode ser nossa salvação caso contrário é nossa perdição. Estar sempre cientes de que as novas tecnologias jamais substituirão o ser humano em sua essência. O ser humano precisa um ao outro para viver não vivemos isolados e se viver certamente tem ou terá problemas pessoais.